Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Escolhas

Depois de meses usando o MEU meio de transporte - limpo, eficiente, rápido e econômico -, hoje precisei abandoná-lo. E me arrependi.

Olhei da janela e tava aquela chuvarada de Deus-nos-acuda. Saí de casa toda agasalhada e levei a sombrinha comigo. Foi dar três passos na rua, cheguei no ponto de ônibus e o céu limpou todinho.

O resto do dia foi uma chuvinha de chove-não-molha e até abriu um sol no meio da tarde... e eu pensando na minha bicicleta estacionada em casa. Tadinha... mil desculpas! E prometo que essa semana eu compro uma capa de chuva e não te deixo mais em casa sem motivos, ok?

Atualizações universitárias

Ai, caramba. As aulas na faculdade começaram ainda ontem e já acabamos o primeiro módulo. Na única matéria que estou seguindo as aulas, Instituição do Direito Público, em três semanas conseguimos vencer um terço do conteúdo.
Estudamos as bases do direito público (pessoa juridica, pessoa pública por excelência = o Estado), as relações internacionais do Estado com outros entes públicos (acordos com países e organizações) e, aí é que pega:::, a Constituição Italiana.

Semana que vem começa o segundo módulo, que deve terminar na metade de novembro. Então, estaremos prontos para fazer uma prova: 16/11... a água começa a subir e eu ainda chupando o dedo.

Outra novidade da facu é que os caras mudaram o currículum do meu curso, e por isso as matérias que devo fazer não estão mais disponíveis. Os professores já não dão mais as aulas daquela disciplina e é preciso marcar uma reuniãozinha com cada um e perguntar: profe, que livros devo ler para fazer a prova no final do semestre??? Fodddddeu

A boa nova é que me inscrevi para receber a bolsa de estudos esse ano outra vez, e passei na primeira peneira. O resultado final sai na metade de novembro, a primeira parcela do $$$ vem em janeiro (três meses antes da segunda parcela do ano passado) e a segunda em junho. Ole-lê!

Ah! Também paguei a taxa universitária (14, 62 euros) e estou oficialmente no segundo ano da faculdade. ;)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Saudades do jornalismo

Estou me sentindo em débito com a profissão, mas não conseguir enxergar saídas/entradas. Tá certo, estou sentada no pudim e pouco faço para que as oportunidades aconteçam. Às vezes até tenho idéias e faço planos, mas eles acabam por morrer na gaveta da memória, sem nem ter conhecido o mundo.

Na pior/melhor das hipóteses, espero que ano que vem, com as novas energias do universo conspirando a meu favor eu consiga fazer as mudanças que preciso na minha vida:
Mudar de casa, arranjar um emprego mais inteligente e escrever textos interessantes. 2010 promete!

Honestidade

Ontem ela bateu a minha porta por duas vezes. Depois, quando precisei, ela fugiu correndo e ainda arrancou a janela por onde passou.

De manhã, na sorveteria onde trabalho, fui limpar embaixo do freezer e tchanan: achei uma linda nota de 20 euros. Avisei a menina que trabalhava comigo e colocamos a grana junto na caixa de gorjetas a ser dividido entre nós todos.

No meio da tarde, ainda na labuta, uma americana me pagou com uma nota de 20. Quando cheguei no caixa pra fazer a nota fiscal e dar o troco, vi que eram duas notas grudadas de 20 euros. Devolvi o troco e a nota "sobressalente". (Ainda me perguntei se ela voltaria pra devolver o dinheiro que ela não sabia ser dela mesma, mas ela não voltou). No final do dia, juntando os dois eventos me peguei pensando: sou honesta, parabéns... ou sou uma idiota, que podia estar com 40 euros a mais na carteira. Achei melhor acreditar na primeira.

Ontem a noite tivemos uma "reunião" aqui em casa para discutir a conta de luz, como dividir e o quanto cada um pagaria. Melhor não contar o desastre que rolou, com muita falta de respeito, apesar de não ter havido bate-boca nenhum. Do total de 70 euros, eu e o Robert pagamos 50. Os outros três moradores contribuiram com 7 cada um.

Hoje a tarde, outra vez na sorveteria, uma cliente pagou um sorvete de 3 euros com uma nota de 5. Enfiei o dinheiro no caixa e dei 2 de troco. Ela ficou me olhando e disse que faltavam 5 euros, pois ela tinha me dado 10. Duvidei, fiquei buscando na memória e nada. Devolvi o dinheiro da menina mas saí sem me convencer.

Enfim, continuo achando que fiz coisas corretas. E sei que mais cedo ou mais tarde o que fazemos de bom volta pra gente; assim como as maldades também funcionam como bumerangue. E como dizia o segurança do Planeta: o mundo dá voltas...

domingo, 18 de outubro de 2009

Ai que frio

Caramba, essa semana ele chegou arrebentando o baldinho.

Segunda-feira, aquele bom-humor tradicional foi intensificado com uma chuvadara às 3h da tarde. Cheguei na faculdade que nem um pinto molhado; quando acabou a aula, às 6h, olhei da janela e vi que o aguaceiro não tinha ido embora. Pelo contrário, umas rajadas de vento de doer a alma.

Terça-feira, já amanhece uma escuridão. Mas não chove. A temperatura ainda é muito baixa, um frio do cão. Quarta e quinta se repetem, e eu viro um repolho: 2 calças, 2 camisetas de manga comprida e um moletom por cima. Sexta: aposento os chinelos abertos e resolvo abrir a mala para tirar casacos e gorros.

Horários de verão e de inverno

Não sei se choro por causa do início do inverno aqui na Itália, ou se comemoro porque vou interromper essa friaca com dois meses de verão no Brasil.

Esse final de semana (17 outubro) o Brasil entrou no horário de verão, acrescentando uma hora ao relógio. Isso significa que a diferença para a hora Europa diminui de 5 para 4 horas. Semana que vem (24 outubro) a Itália diminui uma hora, pra entrar no inverno. Então a diferença diminui outra vez, agora pra apenas 3 horas.

Maravilha!!! Agora só faltam 20 horas de vôo e um mês de espera para abraçar os meus.