Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Números e assento sanitário

É um títolo meio estranho para uma postagem, mas tem suas razões. Primeiro, os números.

Eu sempre digo que Roma não é uma cidade absurdamente grande, ao contrário, para a capital de um país, ela é bem pequena. Em pouco tempo e sem usar taxi ou carro, facilmente se pode conhecer os principais pontos da cidade. Durante a minha aula de Demografia, a professora passou alguns dados que podem ilustrar essa minha teoria.

Itália: 60 milhões de habitantes
Roma: 2,8 milhões de habitantes (1,2 mil Km2)


Outra constatação... essa semana me dei conta de que assento sanitário não é muito importante aqui em Roma. Antes disso, paarece que ter muitos banheiros não é necessário. Bares e restaurantes, mesmo os refinados e com muitos clientes, raramente possuem mais de dois banheiros. E neles, nunca, nunca mesmo, o vaso tem assento e tampa.

Pode ser uma cultura local, italiana ou européia, ainda não descobri a abrangência do fenômeno. Mas pelas minhas experiências no Brasil, pelo menos em Laguna, Floripa e Criciúma, a maioria dos botecos ou barzinho fundo de quintal tinham mais de duas "vagas" de banheiro e com os apetrechos.

Será que eu estou virando fresca ou eles são mesmo desleixados???

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Visitantes

Estou muito animada em receber pessoas aqui em Roma. Já temos duas visitas agendadas, e tô super ansiosa com a chegada dos amigos.

Agora no final desse mês, um casal de amigos vem conhecer a cidade eterna. Uma semana de guia prazeirosa e muita risada, com certeza. Já no início do segundo semestre vem a nova leva (né tio e prima???!!!!), ai eu vou me acabar de tanto contar coisas e levar a família pra passear.

Serão muito bem-vindos. Então, cheguem logo!

Queremos fazer umas viagens esse ano, mas por hora está tudo muito confuso. No emprego novo não sei como receberiam um pedido de ausência prolongada. Na faculdade ainda estou com as provas em aberto, então nada de se precipitar. Nos sites de companhias low-cost, o mês mais econômico é maio e junho. Então, espero que tudo se resolva e a gente consiga fazer as malas antes de perder essa oportunidade. Dedos cruzados e muita vontade de cair no mundo...

Feliz da vida

Este é meu estado de ânimo desde o início do mês, e pelas três novidades da nossa vida.

Ter uma casa só pra nós me traz alegrias todos os dias. O banheiro está sempre a minha disposição, do jeito que deixei. Se estava limpo ou se estava sujo, é assim que fica. Se não temos tempo pra fazer a faxina, ninguém perturba e nós mesmos é que temos que aguentar ou colocar a mão na massa. Posso tomar banho à 1h da manhã sem que ninguém me enche o saco, posso fazer um ataque noturno à geladeira e isso não incomoda ninguém. Oba, liberdade! Como é bom!!!! E, claro, essa privacidade tem reflexos sobre o nosso relacionamento de casal, estamos muito bem entre nós.

Um trabalho! No início é meio enlouquecedor aprender todos os detalhes do emprego novo. A rotina muda completamente e até o corpo se acostumar vai um bocado de tempo e dores mil. Mas agora, duas semanas de muito aprendizado, já tá quase tudo dominado. Meu organismo já se adaptou (mais ou menos) e estou curtindo muito. Me sinto satisfeita do meu desempenho, hehe.

A faculdade... bom, no início do período de trabalho eu andei faltando umas aulas... (não é fácil trabalhar até às 2h e acordar às 6h pra ir a aula). Mas também isso está sob controle, agora. E como eu estudei tudo com muita dedicação quando estava desempregada, hoje estou em dia com os livros. Aliás, dias 19 e 30 tenho provas na universidade. A primeira, de Demografia, me sinto muito preparada, fiz todos os exercícios e as fórmulas estão praticamente entranhadas na minha cabeça. Já a segunda, de Ciência Política, ainda preciso lapidar os conceitos. Mas tenho sido muito correta em relação a isso.

Enfim, como é bem estar feliz. Em paz comigo mesma e de bem com a vida!!!
E viva!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Bem-vinda primavera

Um viva as quatro estações. Chegada da primavera, mudança para o horário de verão, as ruas da cidade florecendo, os turistas enchendo a capital italiana... sinais da temporada!

Os termômetros já não estão tão severos e o sol insite em aparecer todos os dias. Domingo passado fomos na Villa Ada e estava cheio cheio, gente de todas as idades e fazendo muita atividade. Lindo! Que maravilha

Ah! O "horário normal" outra vez me fez passar por boba. Mas, enfim... adiantamos o relógio em uma hora dia 28 de março. O atraso dessa uma hora só vai acontecer no último final de semana de outubro. Agora a diferença com o Brasil voltou a ser 5 horas!!!

Retomada

Esse é mesmo o ano das conquistas/aquisições. Pelo menos uma importante por mês, quer ver:

Janeiro: televisão
Fevereiro: casa
Março: trabalho sério
Abril: internet

E vai!
Espero que continue assim, e que cada dia a gente consiga colocar mais uma pedrinha do nosso caminho.