Páginas

domingo, 20 de junho de 2010

A Copa em Roma


O clima por aqui nem parece o de Copa do Mundo, pelo menos não do jeito que vivemos e sentimos os jogos do Brasa. Claro, um ou outro sinal de vida, e a tevê que atualiza os resultados e próximas partidas.

Mais viva é a torcida dos turistas. Bares e restaurantes com placas de resultados e telões com os jogos para atrair a clientela. O verão na capital italiana sempre experimenta ondas de movimento intenso de viajantes do mundo. Então, até mesmo um jogo como Gana e Austrália ou Camarões e Dinamarca se tornam emocionantes.

No pub da via Nazionale, as duas semanas de relativa tranquilidade à tarde e na noite acabaram. Desde o início do Mundial, a segunda-feira se confunde com o sábado, e é trabalho dobrado todo dia.

A curiosidade... desde o primeiro jogo da Itália, quase todos os dias, entre o fim do jogos das 4h e o início do jogo da noite, a tevê repasse uma síntese daquele. PQP!!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Temporada de provas

Durante o semestre tive algumas provas parciais, ou seja, preparativos para as de final de ano letivo (chamadas de esonero). Tanto para Demografia como para Ciência Política preciso fazer 9 crédito e isso significa 3 módulos de curso.

Demografia:
A primeira prova foi do 1o módulo, e tirei 26 (aqui as notas vão de 0 a 30). Então fui bem!!!
A segunda prova dos dois modulos restantes, e essa eu fiz na última sexta feira. Ainda não sei o resultado, mas se passei estou livre, não preciso mais fazer a prova oral. Maravilha!!

Ciência Política:
Uma prova por módulo, 2 provas feitas e 2 módulos concluídos. Com notas de 21 e 23. O último módulo ficou para o exame oral. Ainda estudando....

Provas de fim de semestre:
São 3 seções de provas. As que me interessam estão marcadas para 7 e 21/junho e 4 julho.
Como é final de ano letivo, mais uma repescagem depois dessas datas.

Então já tenho duas provas agendadas. Dia 7 = C. Política, dia 21 = História das Doutrinas Políticas. Torça dai que eu estudo daqui!!!!

Festa della Repubblica

2 de junho de 1846, os italianos votam pela República em detrimento da Monarquia. Dois anos depois, o País aprova sua primeira Constituição não monárquica.

Então, mais um feriado nessa terra.

Em abril, tivemos a Festa della Liberazione, quando a Itália comemora o fim do período fascista. Depois teve a Festa dell'Unità, em referência a unificação das muitas regiões independentes em uma república federativa.

Acho que preciso fazer um calendário dos feriados italianos.....