Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2009

Repensando

Está comprovado. Pessoas acima dos 40 anos devem voltar a estudar. Não importa o que seja, desde que envolva coisas novas, um ambiente diferente do usual e vontade de aprender.

Pode ser uma faculdade. As universidades estão cheias de vagas ociosas. O “novo aluno” já tem sua profissão e sua rotina, vai aproveitar e absorver os conhecimentos no seu próprio ritmo. Contribui com sua experiência para com os colegas, inicialmente ressabiados. A absorção do novo integrante só tende a enriquecer o ambiente de estudo.

Pode ser um cursinho rápido, de artesanato ou mecânica. Basta que o “under 40” se sinta interessado e veja utilidade para seus próprios conhecimentos.

Essa nova realidade, a presença desses alunos experientes em outros ramos, mostra que sim, o Brasil está envelhecendo. Mas também diz que a população pode envelhecer com saúde mental e energia para contribuir.

Se uma profissão ou atividade não resume toda a capacidade produtiva e pessoal, abra suas asas e abrace outros caminhos, que outrora foram renunciado. Conhecimento não ocupa espaço e faz a gente se sentir vivo.

Já em terra firme

Depois de mais de 25 horas em “trânsito”, finalmente pude abraçar os meus, cheirar minha terra e comer nossas delícias. E como é bom estar em casa.

No balanço da primeira semana temos:
skol gelada (7x)
peixe frito
camarão ensopado
pastel de camarão
coxinha (2x)
pastel de carne
feijão (3x)
churrasco (2x)
caldo de cana
suco de laranja
ostra cozida

Também tive a imensa oportunidade de falar, abraçar e conversar com os amigos, caros amigos, e familiares do coração. Aliás, é ótimo estar de férias, no verão, no Brasil, curtindo a saudade de um ano. Maravilha!

Fui a praia, tomei banho de mar, “passeei” pela BR101 Sul (Floripa – Laguna – Cricúma), visualizei obras de duplicação e o pedágio da rodovia. Já dancei vanerão e pagode. Assisti notícias locais e nacionais (loucura essa história das agulhas e das farras dos deputados), e as internacionais (toma Berla, toma estátua na cabeça). Dormi! Comi e bebi como rei. Peguei uma gripe inconveniente... unf!

Ainda não estudei nada. Ainda falta ver muita gente. Não sei onde passar o reveillon. E esse mês de férias precisa render mais horas e minutos do que cabem nele.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Galileu no Vaticano

Logo que vi o anúncio, me bateu aquela pulga... mas também, já se passaram 400 anos, quem se importa?!!!

Dizia assim: "Astronomia e instrumentos, o patrimônio histórico italiano 400 anos depois de Galileu". Onde? Museu do Vaticano.

Poisé, naquela época, a Igreja o condenou pela descoberta (e heresia) do Heliocentrismo; a Terra não estava no centro, como queria a Santa Sé. E hoje rende homenagem hospedando uma exposição com o nome do cientista no título... é mole?

Ah! O Vaticano faz a política de incentivo a cultura, e todo último domingo do mês a entrada é gratuita, das 9h às 12h30 e fecha às 14h. Nos outros dias, entrada até às 16h e fechamento às 18h. O preço varia de 4 euros até 14 euros, dependendo do que inclui. Mas a dica é agendar pela internet antes ;)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Uma semana

Falta pouco para rever os meus. Que felicidade! Ansiedade e agitação total.....

Ah! Saiu o resultado da bolsa: EBAAAA \o/