Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Grampos escandalosos

Minha leitura da revista Internacional voltou de férias. Qual foi a minha surpresa quando li a notícia de que na Gran Bretanha eles estavam escandalizados pois descobriram que jornais grapearam políticos e figuras públicas.

Sim, parece que já ouvi essa história antes. No Brasil, me lembro do caso Kroll, de vários anos atrás.

No início de 2010, também a Itália viu o assunto ser o centro das atenções. Até que lançaram uma lei para impedir de grampear e, principalmente, de publicar nos meios de comunicação o conteúdos dessas conversar privadas. A "Legge Bavaglio" ficou muito tempo na boca do povo e, agora que a poeira baixou não se fala mais na dita "lei da mordaça" para a imprensa.

Pois agora veio a tona que os jornais de Murdoch tinham uma enorme rede de escuta, e usava essa informações para barganhar apoio, fazer "negócio" ou arrancar uma capa para a revista semanal News of the World. Outro ponto complicante do caso é que o ex-diretor dessa revista, Andy Coulson, agora é um dos braços direitos do recém empossado Primeiro ministro britânico David Cameron.

A história começou em 2006, durante uma investigação a polícia de Londres descobre os grampos, algumas cabeças rolam e somas são transformadas em ressarcimento às vitimas, e termina com a sujeira varrida para debaixo do tapete. Mas eram outros tempo e o governo era outro. O troca-troca de cadeiras fez com que aqueles (laburistas) que antes abafaram o caso, agora sejam favoráveis a reabertura do processo. Aqueles (conservadores) que incentivavam as investigações, hoje dizem que são só boatos.

Parece que essa novela eu já conheço...

Obs importante: os dois países (Itália e Inglaterra) não colocam limites sobre a propriedade dos meios de comunicação e deixam o monopólio livre-leve-e-solto. Berlusconi e seu império Mediaset; e Rupert Murdoch e News International (grupo de tantos jornais e revistas) e Sky (tv por satélite).

Curiosidades...

... ou conhecimento inútil.

Quando cheguei e, até não muito tempo atrás, não entendia a diferença entre "spremuta d'arancia", "aranciata" e "succo di arancia". Parece mesmo que eles complicam demais a vida, né não? Mas então vou esclarecer...

A laranja e seus sub-produtos:
> Spremuta é o suco natural, feita na hora.
> Aranciata é a fanta laranja, que aqui tem um gosto mais de fruta mesmo do que de refrigerante, mas vem com gás, claro!
> Já o Succo é do tipo caixinha e pode ser da variedade laranja vermelha ou alaranjada.

Descobri que existe uma sobremesa chamada "Creme Caramel" que é muito parecida com o nosso pudim de leite, apesar de eles não serem adeptos do leite condensado.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bem vindo, setembro


Aix, esse mês de "férias" de agosto passou voando. Aliás, caracas, já estamos na metade final do ano..... Jisuis! Daqui a pouco as aulas da faculdade começam e eu nem sei por onde começar. Pior, daqui a pouco chega o inverno brabo e eu quase não curti o verão... aiaiia, pára o relógio ai, pow!

Bom, damos as boas-vindas a Setembro que é um mês lindo. Colocamos as esperanças que dias melhores virão. Não que estes estejam ruins, mas sempre pode melhorar, né não?!

Bom, fomos a praia e passamos o dia inteirinho lagarteando. Na semana anterior fomos conhecer o lago Braciano, bacaninha, mas nada de grande coisa. Ah! Também curtimos um espetáculo maravilhoso. No lindo Teatro Globe do Parque da Vila Borghese, a peça de Shakespeare "La bisbetica domata". Show de bola! Agora em setembro tem mais: "Sogno di una notte di mezza estate".