Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Oba, temos casa!

Esta semana oficialmente estamos morando sozinhos, numa casa toda sò pra nòs. Fechamos o negòcio na quinta, sexta fiz faxina e começamos a mudança, sàbado mais um caminhao de malas e no domingo jà dormiamos na casa nova!!! Ebaaaaa

Nao é nada grande ou luxuosa, e nem precisa, né!?!! Tem um quarto, um banheiro e uma cozinha, fica no andar térreo onde tambéem colocamos varal e umas cadeiras de rua. Temos vizinhos para todos os lados, mas o lugar é bem silencioso e relativamente iluminado.

Durante a semana tive que sair as compras. Pratos, talheres, panelas, travesseiros, ganchinhos de parede. Tudo ainda por organizar, mas com o tempo o lar-doce-lar vai ficar com a nossa cara :§

Qualquer visita é bem vinda, ainda que nao tenha muito espaço pra se mexer la dentro. Mas pelo menos agora posso dizer: vai la em casa um dia, nem que seja pra tomar um café ou ir no banheiro, hehe.

Ainda precisamos trazer nossas bicicletas da casa velha... e espero fazer esse final de semana. Eh meio longe pra vir pedalando, mas descobri que elas podem entrar no metro depois das 9 da noite. uahuahuahauh

Itália também tem mensalão

Mais uma vez a corrupção, envolvendo membros do governo Berlusconi, vem a tona e, ainda assim, aqueles com as mãos sujas insistem em declarar-se inocentes.

O "bode expiatório" da vez é Guido Bertolaso, chefe da Defesa Civil, cargo de nominação do Primeiro Ministro e instituição chamada a agir em casos de emergências/catástrofes mas também para organizar grandes eventos como encontro do G8 do ano passado.

Escutas telefônicas revelam que Bertolaso e alguns empresários entravam em acordo sobre certos valores e comemoravam, dizendo ser necessário aproveitar a oportunidade já que "não é todo dia que acontece um terremoto".

No dia seguinte, o exemplar funcionário entrega sua carta de demissão e admite "descuidos" nos mais de 10 anos de prestação de serviço. Os meios de comunicação colocam luz sobre o escândalo, alguns investigados são levados a responder em juízo, e muitos condenam o grande responsável Bertolaso.

Alguns dias depois, ele recebe um telefonema do chefe de governo pedindo que permaneça no cargo. Berlusconi insiste para que Bertolaso só se afaste quando for comprovada corrupção, ou melhor, a culpa.

Estamos a dois meses das eleições regionais (escolha do governador), e é então que o mesmo Berlusconi faz uma declaração dizendo que, no seu partido, não serão aceitos candidatos corruptos. Mas que fique claro, depois de um julgamento e declarados definitivamente culpados.

Habbemus tv

Sim, já faz quase um mês, mas parece que faz muito mais. Depois de namorar uns dois modelos e perder muito tempo pensando e dispersando com outros eletrônicos, finalmente compramos.

Retrospectivando: Desde 16 de novembro, quando o sinal digital terrestre sepultou o sinal analógico em Roma, nosso aparelho virou peça de museu.
No quarto, a única coisa que fazia barulho era o computador. Fomos ao Brasil, curtimos as notícias e programas nacionais e, ao voltar, a velharia continuava ali. O pior é que a internet desapareceu na nossa volta (já esperado, mas a esperança... sabe como é?!).


Resistimos o quanto possível, e é claro que sua ausência trouxe benefícios. Em duas semanas, cada um leu dois livros, todo e qualquer jornal de papel que aparecia na frente era devorado.

A volta do contato televisivo foi inebriante. No início ficamos vidrados, quase todo o tempo disponível, descobrindo novos canais e programas que nem imaginávamos.

Agora o vício foi domado. Aproveitamos jornais e filmes, documentários (vários sobre as guerras mundias e outros) e esportes (especial das Olimpíadas de Inverno espetacular).

Temos 4 canais de rádio na tv, muito noticiário - inclusive um internacional - mas a maioria das nossas mil e tantas opções são mesmo porcaria, programação inútil e/ou repetitiva.

Último comentário: Adivinha o que passava no primeiro programa quando me deitei para zipar e assistir alguma coisa??? Um especial Bob Marley, aquele DVD de um show feito em 1982. Espetáculo!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Nevica a Roma

Sim, a capital acordou com neve na sexta feira. O fato pouco comum, que por mais de 20 anos não se repetiu, se fez presente em todos os bairros romanos, desde o centro até os interiores montanhosos.

Descobri que para nevar, a temperatura deve ser de exatos zero graus, menos ou mais não neva! E ficou umas boas 3 horas nevando, ora com focos mais espessos ora mais sutis. É lindo, emocionante, uma forte experiência.

Aos poucos as ruas e superfícias vão perdendo as cores vivas, dando lugar àquela brancura brilhante e mágica. As pessoas, perplexas, sorriam do inusitato ao mesmo tempo que preocupadas com o frio e as roupas molhas.

Motoristas surpresos encontraram dificuldades para remover a grossa camada de gelo do parabrisas, e ao conseguir, deixavam suas marcas no asfalto ainda rasgado. As pistas em véu amedrontavam pedestres e motorizados, mudando a dinâmica do deslocamento.

Detalhes pessoais:
1) Eu disse que ia ver neve pela primeira vez na vida há umas 3 semanas, quando uma amiga prometeu de nos levar para a montanha. No dia não foi possível, pois a quantidade de neve tinha trancado as estradas de acesso. E já que Maomé não foi, a montanha veio ao seu encontro, hehhee

2) Em tão pouco tempo de moradia na Itália, já presenciamos dois eventos naturais raros na capital: terremoto em Áquila no início de 2009 e neve em Roma agora no início de 2010. O que será que ainda presenciaremos? UUuuuuuuhhhh

Ah! Coloquei fotinhos no Yorgurt.