Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Mostras e Exposições

Também incluímos visitas a museos nas nossas rotinas, em média uma por semana. Aqui tem coisas boas e aquelas que não prestam, não valem nem o tempo dedicado. E a sensação que tenho é que depois do Museu do Prado, de Madri, pouco serão capazes de me arrebatar.

Aqui em Roma, desde que cheguei, já vi Picasso e Van Gogh, show de bola. Eram exposições relativamente pequenas, com poucas obras, mas eram bem selecionadas e os organizadores contava umas historinhas sobre os vários períodos e estilos dos artistas.



A decepção aconteceu essa semana, quando fomos ver a mostra de "Caravaggio, o estúdio do gênio", no palacio Veneza. São menos de dez salas com explicações sobre a sua técnica, os instrumentos que usava, e FOTOS dos seus quadros. Sim, fotos!, pois quadro mesmo não tem NEM ao menos UM. É revoltante... e comentando isso com uma das pessoas que trabalhava ali no museu, a resposta dela foi: "É uma mostra bem técnica mesmo"... mas não podia ter um quadrinho sequer?!!!!! Nada.

Em compensação, quando fomos pela última vez no Palazzo delle Exposizioni, pra ver "Impressionismo, expressionismo, avanguardia, 100 obras de arte do Museu Stadel de Frankfurt, saimos super satisfeitos. Entre Picasso, Van Gogh e Monet, estavam outros famosos que eu não conhecia mas que me agradaram muito.


Assim, o museu aumentou um pouco a nota desde a visita anterior, sobre os novos achados e artefatos da cultura mexicana dos Teotihuacan. Era um pouco banal, pra dizer curto e grosso. Diferente da exposição de fotografias da Nathional Geografic... em 2010 fui ver Madre Terra, lindo, lindo; e esse ano As cores do Mundo, também espetacular.

Ontem, 14 de maio, como acontece a cada seis meses, os Museus de Roma promoveram uma festa. Todos abertos até as 2h da manhã e a maioria com entrada gratuita e apresentações musicais. Pena que eu estava trabalhando... snif, snif

Ah! E não podia faltar uma das mostras que mais ficaram marcadas, pelo menos pra mim. O artista é Pablo Echaurren, a mostra Crhomo Sapiens ficou em cartaz até março desse ano no Museu del Corso. Além de as suas composições serem muito modernas e irreverentes, ainda demos sorte de ter ido num dia em que um grupo de músicos compunha o fundo para a arte-desenho, ou era o contrário? Enfim, recomendo e como!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário