Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Elogios a Roma

Num encontro com amigas daqui, me peguei lembrando da vida na Itália. Talvez por eu ter vivido tanto os meios de transporte de Roma e tão pouco os de Jaraguá, que me parece outro mundo. Tantas possibilidades inexploradas, por que?

Um dos maiores absurdos que ainda não encontrei uma explicação plausível é a falta de um transporte coletivo sobre trilhos. Os trilhos existem, são usados em horários reduzidos para transportar carga e, na maioria das vezes, dão apenas motivo para críticas entre a população.

Em Roma o tram (tipo bondinho) e o trem eram opções reais de transporte, e ainda há o ônibus e o metrô. Por que não aproveitar a estrutura, investir um pouco e pensar num futuro realmente diferente, em Jaraguá do Sul? Tomara que a nova administração pense nisso com carinho... mas o futuro é promissor, já que o Prefeito está indo trabalhar de ônibus!!!

Lei seca e o transporte
Outro dia encontrei na internet um comentário depois que aumentaram as penas para quem bebe e dirige, a chamada Lei Seca. “Colocar bafômetro e punir é fácil. Quero ver colocar ônibus a noite toda para quem quer sair”, dizia o internauta.
Outra questão para a “mobilidade urbana”... ou escolhe não beber ou não sai de casa (ou desobedece a lei e reza para não cair na fiscalização!!!). Só existe a opção de “eleger o motorista da rodada”, como diz o comercial de uma cerveja.

Um comentário:

  1. Gostei, se não dão opcões como cobrar? Sou tua fã número um. Bjos Mara








































    ResponderExcluir