Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2009

Repensando

Está comprovado. Pessoas acima dos 40 anos devem voltar a estudar. Não importa o que seja, desde que envolva coisas novas, um ambiente diferente do usual e vontade de aprender.

Pode ser uma faculdade. As universidades estão cheias de vagas ociosas. O “novo aluno” já tem sua profissão e sua rotina, vai aproveitar e absorver os conhecimentos no seu próprio ritmo. Contribui com sua experiência para com os colegas, inicialmente ressabiados. A absorção do novo integrante só tende a enriquecer o ambiente de estudo.

Pode ser um cursinho rápido, de artesanato ou mecânica. Basta que o “under 40” se sinta interessado e veja utilidade para seus próprios conhecimentos.

Essa nova realidade, a presença desses alunos experientes em outros ramos, mostra que sim, o Brasil está envelhecendo. Mas também diz que a população pode envelhecer com saúde mental e energia para contribuir.

Se uma profissão ou atividade não resume toda a capacidade produtiva e pessoal, abra suas asas e abrace outros caminhos, que outrora foram renunciado. Conhecimento não ocupa espaço e faz a gente se sentir vivo.

Já em terra firme

Depois de mais de 25 horas em “trânsito”, finalmente pude abraçar os meus, cheirar minha terra e comer nossas delícias. E como é bom estar em casa.

No balanço da primeira semana temos:
skol gelada (7x)
peixe frito
camarão ensopado
pastel de camarão
coxinha (2x)
pastel de carne
feijão (3x)
churrasco (2x)
caldo de cana
suco de laranja
ostra cozida

Também tive a imensa oportunidade de falar, abraçar e conversar com os amigos, caros amigos, e familiares do coração. Aliás, é ótimo estar de férias, no verão, no Brasil, curtindo a saudade de um ano. Maravilha!

Fui a praia, tomei banho de mar, “passeei” pela BR101 Sul (Floripa – Laguna – Cricúma), visualizei obras de duplicação e o pedágio da rodovia. Já dancei vanerão e pagode. Assisti notícias locais e nacionais (loucura essa história das agulhas e das farras dos deputados), e as internacionais (toma Berla, toma estátua na cabeça). Dormi! Comi e bebi como rei. Peguei uma gripe inconveniente... unf!

Ainda não estudei nada. Ainda falta ver muita gente. Não sei onde passar o reveillon. E esse mês de férias precisa render mais horas e minutos do que cabem nele.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Galileu no Vaticano

Logo que vi o anúncio, me bateu aquela pulga... mas também, já se passaram 400 anos, quem se importa?!!!

Dizia assim: "Astronomia e instrumentos, o patrimônio histórico italiano 400 anos depois de Galileu". Onde? Museu do Vaticano.

Poisé, naquela época, a Igreja o condenou pela descoberta (e heresia) do Heliocentrismo; a Terra não estava no centro, como queria a Santa Sé. E hoje rende homenagem hospedando uma exposição com o nome do cientista no título... é mole?

Ah! O Vaticano faz a política de incentivo a cultura, e todo último domingo do mês a entrada é gratuita, das 9h às 12h30 e fecha às 14h. Nos outros dias, entrada até às 16h e fechamento às 18h. O preço varia de 4 euros até 14 euros, dependendo do que inclui. Mas a dica é agendar pela internet antes ;)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Uma semana

Falta pouco para rever os meus. Que felicidade! Ansiedade e agitação total.....

Ah! Saiu o resultado da bolsa: EBAAAA \o/

domingo, 29 de novembro de 2009

Atrasos

O resultado era pra sair no dia 25 de novembro, mas até hoje a página não mostra nenhum link ou menção sobre a lista dos candidatos vencedores. A expectativa para a bolsa de estudos desse ano parece anúncio de vestibular, mas no Brasil o resultado costuma vir antes do dia previsto.

Espero que essa demora não se repita na hora de dar as notas da prova de Instituição de Direito Público. Fiz a prova na segunda passada e o professor disse que divulga o resultado até o feriadão de 8/dez. Como é véspera da viagem pro Brasil, espero que ele seja pontual. (Mesmo que eu não tenha lá muitas esperanças sobre o meu desempenho, é sempre bom conferir, né?!)

Sobre as datas das provas da seção de inverno, janeiro e fevereiro 2010, ainda nada de novo no ar. O jeito é esperar o final do ano e ficar ligada na internet enquanto estiver em terras brasileiras.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pragas do Egito

Lembro de quando era pequena, chegava no final da tarde e minha mae dizia para fecharmos as janelas para não entrar mosquito em casa. Parece que a hora boa do entardecer também é o momento dos pássaro.

Desde o mês passado, todo entardecer é povoado por milhares de pássaros que fazem uma dança no céu. A imagem é ao mesmo tempo bonita e assustadora. Aquela montoeira de bandos, perdidos e seguindo direções disconexas, indo e vindo para todos os lados, parece uma das pragas do Egito, pois é muito similar à nuvens de insetos.

Principalmente nas margens do Rio Tevere, onde estão muitas árvores e em algumas praças, se vê claramente a presença dos voadores. Eles acabam por escurecer a paisagem, de tão numerosos.

Outro dia, passando por uma dessas praças, ouvi o barulho de tumúlto, achei que fosse alguma manifestação que passaria por mim. Não era nada disso! Era os passarinhos, muito ruidosos. No dia seguinte, me dei conta de que, além dos pássaros, tinha um outro barulho estranho.

A prefeitura (acho que foram eles) encarregou empregados para estarem embaixo das árvores com um alto-falante que faz o som de gaviões. Os funcionários precisam se equipar com proteção, viram quase astronautas, contra as cagadas e a poluição sonora. No fim, parece que funciona; pelo menos enquanto os astronautas estão por ali.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Fim da era analógica

A Itália saiu na frente dos outros países europeus e tem a primeira capital que abandonou o sinal analógico de televisão. Há meses preparando a população, ontem foi dado o adeus. Tevê, agora, só digital, seja por satélite seja por via terrestre.

A tevê aberta, com cerca de 20 canais, passa a se chamar Digital Terrestre e requer um decodificador (chamado decoder aqui) para cada aparelho de televisão. Dois meses atrás, 2 dos principais canais já tivam feito a transferência e só estavam disponíveis em digital. Na mesma época, foi proibida a venda de aparelhos de televisão que não tivessem o decoder incluído. Foram os primeiros passos para avisar os consumidores do que seria feito.

Agora, as redes públicas e algumas privadas foram todas realocadas no espectro. Na nova lista de canais disponíveis, ficaram alguns espaços disponíveis para empresas que ainda não se definiram sobre a gratuidade da transmissão (acordos com satélite e cabo).

Outro ponto em discussão é a web-tv. Algumas redes planejam retransmitir conteúdo da internet diretamente na telinha do televisor, através de encomenda e programação escolhida pelo internauta. E foi dada a largada!!!!

domingo, 8 de novembro de 2009

Leitura obrigatória

Descobri o mundo! Depois de me indicaram, fiquei procurando e perguntando a outras pessoas se a conheciam... nada. Finalmente, há três semanas encontrei na banca e virei fã. A revista Internacional me pegou de jeito.

De modo geral fala sobre política, economia e cultura. Recolhe artigos de jornais de todo o mundo, sobre assuntos de todos os países. Tem uma cara leve, com lindas fotos e ótimo layout. Custa só 3 euros e me deixa a par de coisas que nem imaginava existirem.

Aqui na Itália ela chega sexta-feira nas bancas, e acaba rápido. Domingo já foram vendidos todos os exemplares. Então, corre! Acho que ela não chega no Brasil, mas pra quem consegue ler em italiano... ai vai: www.internazionale.it Boa leitura!

Contagem regressiva

A saudade já não cabe mais no coração e a cabeça não quer saber mais de estar por aqui, o Brasil vai chegando perto e a gente já sente o calor humano tomando conta.

Não consigo entender as pessoas que saem do seu país e passam mais de 2, 5, 8 anos sem voltar pra ver a família e a terrinha. Como eles conseguem??? Voltei de lá em janeiro e não vejo a hoje de estar de novo naquele ambiente.

Nas próximas semanas só quero saber de sol, calor, praia, comida gostosa, o colo da minha mãe, o abraço esmagativo do meu pai, a cumplicidade com meu irmão. Meus amigos e minha nova família adotiva, preparem-se para me receber para um almoço, café da tarde, um baralhinho e claro, muita festa para comemorar a vida!

Espero que a temporada de pesca seja muito farta, pois quero me esbaldar de camarão, peixe, siri, marisco, lula. Churrasco e feijoada não podem faltar. Muito pastel, coxinha e risoles; Skol ssssstupidamente gelada e aquela música gostosa. Pagodinho na praia, reggaeira na night, MPB tocando no som da sala.... vou abraçar tudo, e tem que caber nesse mês de férias.

PS: esqueci que no meio dessa boa vida, vou precisar reservar uns minutos ou horas pra estudar. Quando acabarem as férias, são as provas da faculdade que estarão aqui me esperando! Unf! ôôôôôôô merda

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Trânsito de Roma

As diferenças nem são tão grandes assim, mas os detalhes às vezes falam bem alto.

Outro dia me dei conta de que falar ao telefone estando ao volante não é raro, e nem gera uma penalidade no trânsito daqui. Dar sinal antes de virar a direita ou esquerda parece ser apenas um conselho, uma sugestão, e não uma obrigação de todo motorista.

A quantidade de motos é impressionante, muito mais do que em Santa Catarina. Existem muitos "motorinos", os scooter custam muito pouco e são super econômicos = bebem pouco. Mas as motos grandes também fazem sucesso, e tem cada modelo poderoso!

Quando comecei a me aventurar de bike, as pessoas me diziam para tomar muito cuidado pois não existia respeito no trânsito. E a boa surpresa é que eles respeitam sim as bicicletas, que precisam estar na pista. Bicicleta na calçada é proibido, e dá até multa!!

Dividir a pista com motos e carros até fica fácil, mesmo durante os engarrafamentos consigo passar tranquila e seguir o meu caminho. Ainda bem que circulam pouquissímos caminhões, e os ônibus (que também não são muitos) ficam pra trás com muita facilidade.

Estou cada vez mais feliz com meu meio de transporte!

E chega a temporada das chuvas

Hoje passou o dia todo naquela chuva chata e que molha de verdade, apesar de ter amanhecido com um sol lindo e um céu azul bem limpinho. A temperatura caiu dos 20 para os 5 graus... maravilha

Só que dessa vez eu estava prevenida! Ahaá. Semana passada comprei minha capa de chuva e hoje pude inaugurá-la.

Maaaasss... sempre tem um mas, né?!! Mesmo com uma parte longa na frente, para proteger as pernas; essa característica se mostrou ineficiente. Cheguei em casa com as pernas encharcadas... o resto do corpo tava seco e quente.

O pior é que com esse tempo, as praças de Roma parecem sempre vazias. As pessoas circulam muito pouco e fica melancólico. Unf! E é só o começo da temporada de chuvas, que vai até fevereiro do ano que vem.... longo, muito longo

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Escolhas

Depois de meses usando o MEU meio de transporte - limpo, eficiente, rápido e econômico -, hoje precisei abandoná-lo. E me arrependi.

Olhei da janela e tava aquela chuvarada de Deus-nos-acuda. Saí de casa toda agasalhada e levei a sombrinha comigo. Foi dar três passos na rua, cheguei no ponto de ônibus e o céu limpou todinho.

O resto do dia foi uma chuvinha de chove-não-molha e até abriu um sol no meio da tarde... e eu pensando na minha bicicleta estacionada em casa. Tadinha... mil desculpas! E prometo que essa semana eu compro uma capa de chuva e não te deixo mais em casa sem motivos, ok?

Atualizações universitárias

Ai, caramba. As aulas na faculdade começaram ainda ontem e já acabamos o primeiro módulo. Na única matéria que estou seguindo as aulas, Instituição do Direito Público, em três semanas conseguimos vencer um terço do conteúdo.
Estudamos as bases do direito público (pessoa juridica, pessoa pública por excelência = o Estado), as relações internacionais do Estado com outros entes públicos (acordos com países e organizações) e, aí é que pega:::, a Constituição Italiana.

Semana que vem começa o segundo módulo, que deve terminar na metade de novembro. Então, estaremos prontos para fazer uma prova: 16/11... a água começa a subir e eu ainda chupando o dedo.

Outra novidade da facu é que os caras mudaram o currículum do meu curso, e por isso as matérias que devo fazer não estão mais disponíveis. Os professores já não dão mais as aulas daquela disciplina e é preciso marcar uma reuniãozinha com cada um e perguntar: profe, que livros devo ler para fazer a prova no final do semestre??? Fodddddeu

A boa nova é que me inscrevi para receber a bolsa de estudos esse ano outra vez, e passei na primeira peneira. O resultado final sai na metade de novembro, a primeira parcela do $$$ vem em janeiro (três meses antes da segunda parcela do ano passado) e a segunda em junho. Ole-lê!

Ah! Também paguei a taxa universitária (14, 62 euros) e estou oficialmente no segundo ano da faculdade. ;)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Saudades do jornalismo

Estou me sentindo em débito com a profissão, mas não conseguir enxergar saídas/entradas. Tá certo, estou sentada no pudim e pouco faço para que as oportunidades aconteçam. Às vezes até tenho idéias e faço planos, mas eles acabam por morrer na gaveta da memória, sem nem ter conhecido o mundo.

Na pior/melhor das hipóteses, espero que ano que vem, com as novas energias do universo conspirando a meu favor eu consiga fazer as mudanças que preciso na minha vida:
Mudar de casa, arranjar um emprego mais inteligente e escrever textos interessantes. 2010 promete!

Honestidade

Ontem ela bateu a minha porta por duas vezes. Depois, quando precisei, ela fugiu correndo e ainda arrancou a janela por onde passou.

De manhã, na sorveteria onde trabalho, fui limpar embaixo do freezer e tchanan: achei uma linda nota de 20 euros. Avisei a menina que trabalhava comigo e colocamos a grana junto na caixa de gorjetas a ser dividido entre nós todos.

No meio da tarde, ainda na labuta, uma americana me pagou com uma nota de 20. Quando cheguei no caixa pra fazer a nota fiscal e dar o troco, vi que eram duas notas grudadas de 20 euros. Devolvi o troco e a nota "sobressalente". (Ainda me perguntei se ela voltaria pra devolver o dinheiro que ela não sabia ser dela mesma, mas ela não voltou). No final do dia, juntando os dois eventos me peguei pensando: sou honesta, parabéns... ou sou uma idiota, que podia estar com 40 euros a mais na carteira. Achei melhor acreditar na primeira.

Ontem a noite tivemos uma "reunião" aqui em casa para discutir a conta de luz, como dividir e o quanto cada um pagaria. Melhor não contar o desastre que rolou, com muita falta de respeito, apesar de não ter havido bate-boca nenhum. Do total de 70 euros, eu e o Robert pagamos 50. Os outros três moradores contribuiram com 7 cada um.

Hoje a tarde, outra vez na sorveteria, uma cliente pagou um sorvete de 3 euros com uma nota de 5. Enfiei o dinheiro no caixa e dei 2 de troco. Ela ficou me olhando e disse que faltavam 5 euros, pois ela tinha me dado 10. Duvidei, fiquei buscando na memória e nada. Devolvi o dinheiro da menina mas saí sem me convencer.

Enfim, continuo achando que fiz coisas corretas. E sei que mais cedo ou mais tarde o que fazemos de bom volta pra gente; assim como as maldades também funcionam como bumerangue. E como dizia o segurança do Planeta: o mundo dá voltas...

domingo, 18 de outubro de 2009

Ai que frio

Caramba, essa semana ele chegou arrebentando o baldinho.

Segunda-feira, aquele bom-humor tradicional foi intensificado com uma chuvadara às 3h da tarde. Cheguei na faculdade que nem um pinto molhado; quando acabou a aula, às 6h, olhei da janela e vi que o aguaceiro não tinha ido embora. Pelo contrário, umas rajadas de vento de doer a alma.

Terça-feira, já amanhece uma escuridão. Mas não chove. A temperatura ainda é muito baixa, um frio do cão. Quarta e quinta se repetem, e eu viro um repolho: 2 calças, 2 camisetas de manga comprida e um moletom por cima. Sexta: aposento os chinelos abertos e resolvo abrir a mala para tirar casacos e gorros.

Horários de verão e de inverno

Não sei se choro por causa do início do inverno aqui na Itália, ou se comemoro porque vou interromper essa friaca com dois meses de verão no Brasil.

Esse final de semana (17 outubro) o Brasil entrou no horário de verão, acrescentando uma hora ao relógio. Isso significa que a diferença para a hora Europa diminui de 5 para 4 horas. Semana que vem (24 outubro) a Itália diminui uma hora, pra entrar no inverno. Então a diferença diminui outra vez, agora pra apenas 3 horas.

Maravilha!!! Agora só faltam 20 horas de vôo e um mês de espera para abraçar os meus.