Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Grampos escandalosos

Minha leitura da revista Internacional voltou de férias. Qual foi a minha surpresa quando li a notícia de que na Gran Bretanha eles estavam escandalizados pois descobriram que jornais grapearam políticos e figuras públicas.

Sim, parece que já ouvi essa história antes. No Brasil, me lembro do caso Kroll, de vários anos atrás.

No início de 2010, também a Itália viu o assunto ser o centro das atenções. Até que lançaram uma lei para impedir de grampear e, principalmente, de publicar nos meios de comunicação o conteúdos dessas conversar privadas. A "Legge Bavaglio" ficou muito tempo na boca do povo e, agora que a poeira baixou não se fala mais na dita "lei da mordaça" para a imprensa.

Pois agora veio a tona que os jornais de Murdoch tinham uma enorme rede de escuta, e usava essa informações para barganhar apoio, fazer "negócio" ou arrancar uma capa para a revista semanal News of the World. Outro ponto complicante do caso é que o ex-diretor dessa revista, Andy Coulson, agora é um dos braços direitos do recém empossado Primeiro ministro britânico David Cameron.

A história começou em 2006, durante uma investigação a polícia de Londres descobre os grampos, algumas cabeças rolam e somas são transformadas em ressarcimento às vitimas, e termina com a sujeira varrida para debaixo do tapete. Mas eram outros tempo e o governo era outro. O troca-troca de cadeiras fez com que aqueles (laburistas) que antes abafaram o caso, agora sejam favoráveis a reabertura do processo. Aqueles (conservadores) que incentivavam as investigações, hoje dizem que são só boatos.

Parece que essa novela eu já conheço...

Obs importante: os dois países (Itália e Inglaterra) não colocam limites sobre a propriedade dos meios de comunicação e deixam o monopólio livre-leve-e-solto. Berlusconi e seu império Mediaset; e Rupert Murdoch e News International (grupo de tantos jornais e revistas) e Sky (tv por satélite).

Curiosidades...

... ou conhecimento inútil.

Quando cheguei e, até não muito tempo atrás, não entendia a diferença entre "spremuta d'arancia", "aranciata" e "succo di arancia". Parece mesmo que eles complicam demais a vida, né não? Mas então vou esclarecer...

A laranja e seus sub-produtos:
> Spremuta é o suco natural, feita na hora.
> Aranciata é a fanta laranja, que aqui tem um gosto mais de fruta mesmo do que de refrigerante, mas vem com gás, claro!
> Já o Succo é do tipo caixinha e pode ser da variedade laranja vermelha ou alaranjada.

Descobri que existe uma sobremesa chamada "Creme Caramel" que é muito parecida com o nosso pudim de leite, apesar de eles não serem adeptos do leite condensado.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bem vindo, setembro


Aix, esse mês de "férias" de agosto passou voando. Aliás, caracas, já estamos na metade final do ano..... Jisuis! Daqui a pouco as aulas da faculdade começam e eu nem sei por onde começar. Pior, daqui a pouco chega o inverno brabo e eu quase não curti o verão... aiaiia, pára o relógio ai, pow!

Bom, damos as boas-vindas a Setembro que é um mês lindo. Colocamos as esperanças que dias melhores virão. Não que estes estejam ruins, mas sempre pode melhorar, né não?!

Bom, fomos a praia e passamos o dia inteirinho lagarteando. Na semana anterior fomos conhecer o lago Braciano, bacaninha, mas nada de grande coisa. Ah! Também curtimos um espetáculo maravilhoso. No lindo Teatro Globe do Parque da Vila Borghese, a peça de Shakespeare "La bisbetica domata". Show de bola! Agora em setembro tem mais: "Sogno di una notte di mezza estate".


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Problemas bancários

Por esses tempos, outra vez, senti saudade de Besc. O Brasil precisa fazer uma exportação de tecnologia bancária para os países do Velho Mundo. PQP essa gente é muito atrasada!!!

O código de barras parece um acessório, uma decoração na conta. Quando você vai pagar, o atendente digita todos aqueles números e depois faz um carimbo dizendo que está pago.

Eu fiz no ano passado um cartão pre-pago da Posta, o Correio Italiano. Coloquei uns 300 euros e fiquei até agora com essa grana ali. Fazia uma ou outra compra com o cartão, mas não tinha muito controle sobre o saldo. Ontem fui dar uma olhada e pedi um extrato. As compras online são normais e gratuitas. Mas para a movimentação na sede da Posta (depósito ou saque) os caras combram uma taxa de 1 euro. Fála sério, esse mundo é as avessas total, né!!!

ah, verão!


Mais um vez o verão de Roma está de matar. Os meses de junho e julho passamos com temperaturas beirando os 40 graus, pouca ou nenhuma chuva, a umidade no ar que sufocava. Mas concordo com uma amiga que diz que é melhor não reclamar, já que depois vem um inverno rigoroso e infinito por 6 meses.

Agosto já começou mais tranquilo, um calor mais ameno, algumas chuvas refrescantes. A cidade demorou a esvaziar. O marco é sempre o Ferragosto, dia 15 de agosto, quando a debandada acontece e as lojas todas fecham.

Este ano fomos poucas vezes a praia, continuamos brancos, na medida do possível. As voltinhas de bicicleta diminuem um pouco essa brancura toda. E vamos lá...

Ausência prolongada, ótima rebarba

Aiaiaia, sim, mereço um puxão de orelha, mas tudo tem uma explicação (ou desculpa, chame como quiser, heheh). Estive muito ocupada mesmo nesses últimos tempos... e que rotina de matar, meu irmão!!!

Além do trampo no Pub-Restaurante, das 17h em diante, estava dando uma mãozinha para uma amiga. Cuidava do filho dela na parte da manhã, até umas 14h. Sim, para todos os que sabem da minha fobia, sim, eu admito, estava "trabalhando" como baby-sitter. Incrível ... kkkk

Mas no fim eu não tinha tempo nem para coçar a bunda. O dia começava cedo e terminava de madrugada, quase não passava em casa, e para falar com meu marido, precisávamos nos telefonar.

A maratona acabou. Agora uma vida um pouco mais normal. Tenho tempo para fazer as compras do mercado, para dormir, para cozinhar se quiser comer, e até otras cositas más. Não fiquei rica de tanto trabalhar, mas me sinto bem produtiva nesses períodos de rotina enlouquecida.

Aliás, uma das coisas muito boas disso tudo é que li muito. Dentro do trem, do metrô, esperando a hora de começar a trabalhar. A todo momento estava pendurada num livro. Terminei esses dois meses com uma média de um livro por semana. A maioria deles, graças a Deus, lindos. Aconselho todos, mas preciso separar por línguas já que a tradução pode distorcer.

Em português "Travessuras da menina má" de Mario Vargas Llosa, e "Criança 44" de Tom Rob Smith (emprestados pelo tio Celso, ótimas escolhas, diga-se de passagem). Em italiano: "Timeline, ai confini del tempo" de Michael Crichton, "Punto di Origine" de Patricia Cornwell, "Un giorno in più" de Fabio Volo, "Scacco matto" de Jostein Gaarder.

Alguns clássicos apareceram na minha frente, comprei e ainda não li: "Divina Comédia" de Dante Alighieri, "Mac Beth" de Shakeaspear e "Os três mosqueteiros" de Alexandre Dumas. Outros, me presentearam este final de semana e eu já fucei: "Contos" de Edgar Allan Poe e "Alice no país das maravilhas" de Lewis Carroll. Bem vindos a este mundo incrível das letras...

domingo, 20 de junho de 2010

A Copa em Roma


O clima por aqui nem parece o de Copa do Mundo, pelo menos não do jeito que vivemos e sentimos os jogos do Brasa. Claro, um ou outro sinal de vida, e a tevê que atualiza os resultados e próximas partidas.

Mais viva é a torcida dos turistas. Bares e restaurantes com placas de resultados e telões com os jogos para atrair a clientela. O verão na capital italiana sempre experimenta ondas de movimento intenso de viajantes do mundo. Então, até mesmo um jogo como Gana e Austrália ou Camarões e Dinamarca se tornam emocionantes.

No pub da via Nazionale, as duas semanas de relativa tranquilidade à tarde e na noite acabaram. Desde o início do Mundial, a segunda-feira se confunde com o sábado, e é trabalho dobrado todo dia.

A curiosidade... desde o primeiro jogo da Itália, quase todos os dias, entre o fim do jogos das 4h e o início do jogo da noite, a tevê repasse uma síntese daquele. PQP!!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Temporada de provas

Durante o semestre tive algumas provas parciais, ou seja, preparativos para as de final de ano letivo (chamadas de esonero). Tanto para Demografia como para Ciência Política preciso fazer 9 crédito e isso significa 3 módulos de curso.

Demografia:
A primeira prova foi do 1o módulo, e tirei 26 (aqui as notas vão de 0 a 30). Então fui bem!!!
A segunda prova dos dois modulos restantes, e essa eu fiz na última sexta feira. Ainda não sei o resultado, mas se passei estou livre, não preciso mais fazer a prova oral. Maravilha!!

Ciência Política:
Uma prova por módulo, 2 provas feitas e 2 módulos concluídos. Com notas de 21 e 23. O último módulo ficou para o exame oral. Ainda estudando....

Provas de fim de semestre:
São 3 seções de provas. As que me interessam estão marcadas para 7 e 21/junho e 4 julho.
Como é final de ano letivo, mais uma repescagem depois dessas datas.

Então já tenho duas provas agendadas. Dia 7 = C. Política, dia 21 = História das Doutrinas Políticas. Torça dai que eu estudo daqui!!!!

Festa della Repubblica

2 de junho de 1846, os italianos votam pela República em detrimento da Monarquia. Dois anos depois, o País aprova sua primeira Constituição não monárquica.

Então, mais um feriado nessa terra.

Em abril, tivemos a Festa della Liberazione, quando a Itália comemora o fim do período fascista. Depois teve a Festa dell'Unità, em referência a unificação das muitas regiões independentes em uma república federativa.

Acho que preciso fazer um calendário dos feriados italianos.....

domingo, 23 de maio de 2010

Banho de água fria

Só de pensar já começo a tremer outra vez...

A conta de luz chega a cada dois meses, e é referente ao bimestre corrente. Pagamos uma delas, de fevereiro e março. O problema é que a conta anterior, referente a dezembro e janeiro ainda estava em aberto.

Consequência: na quarta-feira, dia 19, a potência a disposição foi reduzida de 15%.

Como consumimos pouca energia no nosso dia-a-dia, essa diferença QUASE não foi sentida. Quase porque para esquentar a água, é preciso ligar um aquecedor. Quando fomos ligá-lo, desarmou o dejuntor (q palavra feia, é assim mesmo q escreve???). Desde então, minha vida não sabe mais o que é água quente.

Consequência: muita coragem para tomar banho GELAAAAADO.

E sabe o que é estranho... quando fui passar a conta de luz pro meu nome, perguntei pro cara quando iam religar esses 15%. Era uma sexta feira, e ele disse que seria ou no mesmo dia ou só na segunda feira. Ou seja, os responsáveis por isso não trabalham sábado e domingo. Achei que como um serviço essencial, eles deveriam trabalhar de plantão, como no Brasil... mas pelo jeito, não é nada disso!!!

Tudo em dia

Foi mesmo uma semana de colocar as peças nos seus devidos lugares. Finalmente arranjei um tempo e coragem para enfrentar a burocracia italiana.

1) Anagrafe
Estamos no apê novo desde março. Mas para as autoridades, só agora eu tenho a residência registrada onde moro. Na Itália, o cidadão é identificado mais pelo registro de morada do que por números de documento. Então, ecco fatto!

2) Carteirinha ônibus
Descobrimos uns meses atrás que é possível se registrar como desempregado e pagar muito menos pelo transporte. Em vez de comprar o bilhete mensal de 30 euros, fiz a carteirinha e agora gasto 150 para rodar o ano inteiro.

3) Contas de luz
Quando entramos na casa nova, a moça que morava antes pediu que fôssemos na central e mudássemos o titular da conta de luz da casa. Diferente do esperado, foi muito simples, nem parecia Itália. A recepção da Acea é grande, a senha, eletrônica e é respeitada a ordem. O atendente foi muito cordial. Não precisei desembolsar nada e ficou tudo acertado.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Eleições

Os países da Europa, de modo geral, estão vivenciando eleições em 2010.

A Itália escolheu seus representantes regionais (Presidente di Provincia e Comune). A França também realizou eleições locais. Agora é a vez da Inglaterra escolher o Primeiro-Ministro.

Como nestes países o voto não é obrigatório, cada vez mais se concretiza a ausência dos eleitores às urnas. Na Itália assim como na França, o vencedor das eleições foi a abstenção!!!

Tenho quase certeza de que no Brasil não seria diferente se não fôssemos obrigados a comparecer. Mas até que ponto a obrigatoriedade é útil?

Te força a fazer uma escolha entre os condidatos, não necessariamente com uma reflexão sobre as consequências e a importância da esfera política na vida cotidiana....

Mesmo com o voto não obrigatório, muitos europeus vão às urnas e votam nulo ou branco. Ou seja, se dão ao trabalho de sair de casa e enfrentar as filas para votar, mas não querem nenhum dos candidatos e partidos que se dispõem a governar.

Do que aprendi nos dois anos de curso de Ciências Políticas, a conclusão que chego é que: 1) não existe modelo perfeito, existe o mais eficiente para cada cultura e realidade do país; 2) mudanças no sistema eleitoral/representativo são complexas não só na organização mas principalmente na mentalidade da população, em como as pessoas recebem e percebem as alterações.

Ou seja, não tomemos a Europa ou os Estados Unidos como exemplo para o sistema brasileiro, nem sempre o que é bom para eles é bom para nós. Se for necessário alterar a legislação, que seja muito bem pensado antes, para evitar arrependimentos depois; e faça a mudança partindo do princípio que as pessoas levam tempo (às vezes muito tempo) para digerir as novas idéias.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Números e assento sanitário

É um títolo meio estranho para uma postagem, mas tem suas razões. Primeiro, os números.

Eu sempre digo que Roma não é uma cidade absurdamente grande, ao contrário, para a capital de um país, ela é bem pequena. Em pouco tempo e sem usar taxi ou carro, facilmente se pode conhecer os principais pontos da cidade. Durante a minha aula de Demografia, a professora passou alguns dados que podem ilustrar essa minha teoria.

Itália: 60 milhões de habitantes
Roma: 2,8 milhões de habitantes (1,2 mil Km2)


Outra constatação... essa semana me dei conta de que assento sanitário não é muito importante aqui em Roma. Antes disso, paarece que ter muitos banheiros não é necessário. Bares e restaurantes, mesmo os refinados e com muitos clientes, raramente possuem mais de dois banheiros. E neles, nunca, nunca mesmo, o vaso tem assento e tampa.

Pode ser uma cultura local, italiana ou européia, ainda não descobri a abrangência do fenômeno. Mas pelas minhas experiências no Brasil, pelo menos em Laguna, Floripa e Criciúma, a maioria dos botecos ou barzinho fundo de quintal tinham mais de duas "vagas" de banheiro e com os apetrechos.

Será que eu estou virando fresca ou eles são mesmo desleixados???

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Visitantes

Estou muito animada em receber pessoas aqui em Roma. Já temos duas visitas agendadas, e tô super ansiosa com a chegada dos amigos.

Agora no final desse mês, um casal de amigos vem conhecer a cidade eterna. Uma semana de guia prazeirosa e muita risada, com certeza. Já no início do segundo semestre vem a nova leva (né tio e prima???!!!!), ai eu vou me acabar de tanto contar coisas e levar a família pra passear.

Serão muito bem-vindos. Então, cheguem logo!

Queremos fazer umas viagens esse ano, mas por hora está tudo muito confuso. No emprego novo não sei como receberiam um pedido de ausência prolongada. Na faculdade ainda estou com as provas em aberto, então nada de se precipitar. Nos sites de companhias low-cost, o mês mais econômico é maio e junho. Então, espero que tudo se resolva e a gente consiga fazer as malas antes de perder essa oportunidade. Dedos cruzados e muita vontade de cair no mundo...

Feliz da vida

Este é meu estado de ânimo desde o início do mês, e pelas três novidades da nossa vida.

Ter uma casa só pra nós me traz alegrias todos os dias. O banheiro está sempre a minha disposição, do jeito que deixei. Se estava limpo ou se estava sujo, é assim que fica. Se não temos tempo pra fazer a faxina, ninguém perturba e nós mesmos é que temos que aguentar ou colocar a mão na massa. Posso tomar banho à 1h da manhã sem que ninguém me enche o saco, posso fazer um ataque noturno à geladeira e isso não incomoda ninguém. Oba, liberdade! Como é bom!!!! E, claro, essa privacidade tem reflexos sobre o nosso relacionamento de casal, estamos muito bem entre nós.

Um trabalho! No início é meio enlouquecedor aprender todos os detalhes do emprego novo. A rotina muda completamente e até o corpo se acostumar vai um bocado de tempo e dores mil. Mas agora, duas semanas de muito aprendizado, já tá quase tudo dominado. Meu organismo já se adaptou (mais ou menos) e estou curtindo muito. Me sinto satisfeita do meu desempenho, hehe.

A faculdade... bom, no início do período de trabalho eu andei faltando umas aulas... (não é fácil trabalhar até às 2h e acordar às 6h pra ir a aula). Mas também isso está sob controle, agora. E como eu estudei tudo com muita dedicação quando estava desempregada, hoje estou em dia com os livros. Aliás, dias 19 e 30 tenho provas na universidade. A primeira, de Demografia, me sinto muito preparada, fiz todos os exercícios e as fórmulas estão praticamente entranhadas na minha cabeça. Já a segunda, de Ciência Política, ainda preciso lapidar os conceitos. Mas tenho sido muito correta em relação a isso.

Enfim, como é bem estar feliz. Em paz comigo mesma e de bem com a vida!!!
E viva!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Bem-vinda primavera

Um viva as quatro estações. Chegada da primavera, mudança para o horário de verão, as ruas da cidade florecendo, os turistas enchendo a capital italiana... sinais da temporada!

Os termômetros já não estão tão severos e o sol insite em aparecer todos os dias. Domingo passado fomos na Villa Ada e estava cheio cheio, gente de todas as idades e fazendo muita atividade. Lindo! Que maravilha

Ah! O "horário normal" outra vez me fez passar por boba. Mas, enfim... adiantamos o relógio em uma hora dia 28 de março. O atraso dessa uma hora só vai acontecer no último final de semana de outubro. Agora a diferença com o Brasil voltou a ser 5 horas!!!

Retomada

Esse é mesmo o ano das conquistas/aquisições. Pelo menos uma importante por mês, quer ver:

Janeiro: televisão
Fevereiro: casa
Março: trabalho sério
Abril: internet

E vai!
Espero que continue assim, e que cada dia a gente consiga colocar mais uma pedrinha do nosso caminho.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Ausencia forçada

Por hora, nada de novidades pra postar. Mais por falta de tempo e internet em casa do que qualquer outra coisa.
Mas essa història vai acabar logo!!!

sexta-feira, 5 de março de 2010

às urnas

Eleiçoes regionais este final de semana. No domingo e na segunda que vem, os italianos vao as urnas para escolher os proximos governadores e deputados estaduais.

A diferença das eleiçoes brasileiras, aqui se vota por lista na qual vai indicado o nome do governador. O "capolista" como é chamado pode ser votado sozinho ou pode levar a lista de deputados com ele.

A briga da semana é que a Justiça Eleitoral nao aceitou varias listas que foram apresentadas, pois faltava assinaturas ou tinha algum outro erro. Os partidos recorreram a tempo e quase todas foram validadas...

Enfim, a politicagem de sempre. Vamos acompanhar os acontecimentos e consequencias. Mandem comentarios ou deixem um oi.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Oba, temos casa!

Esta semana oficialmente estamos morando sozinhos, numa casa toda sò pra nòs. Fechamos o negòcio na quinta, sexta fiz faxina e começamos a mudança, sàbado mais um caminhao de malas e no domingo jà dormiamos na casa nova!!! Ebaaaaa

Nao é nada grande ou luxuosa, e nem precisa, né!?!! Tem um quarto, um banheiro e uma cozinha, fica no andar térreo onde tambéem colocamos varal e umas cadeiras de rua. Temos vizinhos para todos os lados, mas o lugar é bem silencioso e relativamente iluminado.

Durante a semana tive que sair as compras. Pratos, talheres, panelas, travesseiros, ganchinhos de parede. Tudo ainda por organizar, mas com o tempo o lar-doce-lar vai ficar com a nossa cara :§

Qualquer visita é bem vinda, ainda que nao tenha muito espaço pra se mexer la dentro. Mas pelo menos agora posso dizer: vai la em casa um dia, nem que seja pra tomar um café ou ir no banheiro, hehe.

Ainda precisamos trazer nossas bicicletas da casa velha... e espero fazer esse final de semana. Eh meio longe pra vir pedalando, mas descobri que elas podem entrar no metro depois das 9 da noite. uahuahuahauh

Itália também tem mensalão

Mais uma vez a corrupção, envolvendo membros do governo Berlusconi, vem a tona e, ainda assim, aqueles com as mãos sujas insistem em declarar-se inocentes.

O "bode expiatório" da vez é Guido Bertolaso, chefe da Defesa Civil, cargo de nominação do Primeiro Ministro e instituição chamada a agir em casos de emergências/catástrofes mas também para organizar grandes eventos como encontro do G8 do ano passado.

Escutas telefônicas revelam que Bertolaso e alguns empresários entravam em acordo sobre certos valores e comemoravam, dizendo ser necessário aproveitar a oportunidade já que "não é todo dia que acontece um terremoto".

No dia seguinte, o exemplar funcionário entrega sua carta de demissão e admite "descuidos" nos mais de 10 anos de prestação de serviço. Os meios de comunicação colocam luz sobre o escândalo, alguns investigados são levados a responder em juízo, e muitos condenam o grande responsável Bertolaso.

Alguns dias depois, ele recebe um telefonema do chefe de governo pedindo que permaneça no cargo. Berlusconi insiste para que Bertolaso só se afaste quando for comprovada corrupção, ou melhor, a culpa.

Estamos a dois meses das eleições regionais (escolha do governador), e é então que o mesmo Berlusconi faz uma declaração dizendo que, no seu partido, não serão aceitos candidatos corruptos. Mas que fique claro, depois de um julgamento e declarados definitivamente culpados.

Habbemus tv

Sim, já faz quase um mês, mas parece que faz muito mais. Depois de namorar uns dois modelos e perder muito tempo pensando e dispersando com outros eletrônicos, finalmente compramos.

Retrospectivando: Desde 16 de novembro, quando o sinal digital terrestre sepultou o sinal analógico em Roma, nosso aparelho virou peça de museu.
No quarto, a única coisa que fazia barulho era o computador. Fomos ao Brasil, curtimos as notícias e programas nacionais e, ao voltar, a velharia continuava ali. O pior é que a internet desapareceu na nossa volta (já esperado, mas a esperança... sabe como é?!).


Resistimos o quanto possível, e é claro que sua ausência trouxe benefícios. Em duas semanas, cada um leu dois livros, todo e qualquer jornal de papel que aparecia na frente era devorado.

A volta do contato televisivo foi inebriante. No início ficamos vidrados, quase todo o tempo disponível, descobrindo novos canais e programas que nem imaginávamos.

Agora o vício foi domado. Aproveitamos jornais e filmes, documentários (vários sobre as guerras mundias e outros) e esportes (especial das Olimpíadas de Inverno espetacular).

Temos 4 canais de rádio na tv, muito noticiário - inclusive um internacional - mas a maioria das nossas mil e tantas opções são mesmo porcaria, programação inútil e/ou repetitiva.

Último comentário: Adivinha o que passava no primeiro programa quando me deitei para zipar e assistir alguma coisa??? Um especial Bob Marley, aquele DVD de um show feito em 1982. Espetáculo!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Nevica a Roma

Sim, a capital acordou com neve na sexta feira. O fato pouco comum, que por mais de 20 anos não se repetiu, se fez presente em todos os bairros romanos, desde o centro até os interiores montanhosos.

Descobri que para nevar, a temperatura deve ser de exatos zero graus, menos ou mais não neva! E ficou umas boas 3 horas nevando, ora com focos mais espessos ora mais sutis. É lindo, emocionante, uma forte experiência.

Aos poucos as ruas e superfícias vão perdendo as cores vivas, dando lugar àquela brancura brilhante e mágica. As pessoas, perplexas, sorriam do inusitato ao mesmo tempo que preocupadas com o frio e as roupas molhas.

Motoristas surpresos encontraram dificuldades para remover a grossa camada de gelo do parabrisas, e ao conseguir, deixavam suas marcas no asfalto ainda rasgado. As pistas em véu amedrontavam pedestres e motorizados, mudando a dinâmica do deslocamento.

Detalhes pessoais:
1) Eu disse que ia ver neve pela primeira vez na vida há umas 3 semanas, quando uma amiga prometeu de nos levar para a montanha. No dia não foi possível, pois a quantidade de neve tinha trancado as estradas de acesso. E já que Maomé não foi, a montanha veio ao seu encontro, hehhee

2) Em tão pouco tempo de moradia na Itália, já presenciamos dois eventos naturais raros na capital: terremoto em Áquila no início de 2009 e neve em Roma agora no início de 2010. O que será que ainda presenciaremos? UUuuuuuuhhhh

Ah! Coloquei fotinhos no Yorgurt.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Nòs, o retorno

Todos os nossos medos caìram por terra. Problemas de conexao de voo, barrar a entrada no paìs, encontrar nosso quarto violado, roubo de bagagem. Graças a Deus, às rezas e, claro, ao nosso pensamento positivo, nenhum desses obstàculos apareceram na nossa frente, deu tudo certo. Maravilha!!!



Claro, o tempo de viagem parecia interminàvel, estàvamos muito cansados (dormimos mais de 12 horas direto quando chegamos). Nossas malas sò chegaram no dia seguinte, com todas as tralhas dentro, apesar de um rasgo gigantesco - mas a Alitalia vai dar outra novinha em até 15 dias, ou pelo menos é o que dizem.



O frio também nos deu as boas vindas, com direito a chuva nos dois primeiros dias, Encontramos novos vizinhos, ainda nao conhecemos mas sem stress a primeira vista.



Os documentos e estudos estao indo de vento em popa (é assim que se diz mesmo???). A "carta di soggiorno" jà està em maos e eu concluì a metade dos meus estudos em tempo. Entao, òtimos dias virao!

Ah! Sim, ja estamos sentindo falta do calor brasileiro, no termometro e na relaçao com as pessoas... Obrigada pelos òtimos dias de ferias!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ho ho ho, feliz 2010

Nem acredito. Quando a gente está se divertindo e vendo pessoas boas, o tempo sempre passa voando. Não parece, mas já tô aqui há três semanas e faltam outras três para eu ir embora... não quero, alguém pára o relógio ou pelo menos deixa ele mais lento.

Ah! Feliz ano novo e grandes realizações. Para isso: muito empenho, dedicação e força, foco nos objetivos e trabalho duro pra conquistar tudo o que desejamos.