Páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Os livros do ano - parte 2

Volto com a sugestão de livros... a lista está na ordem em que li e postei os comentários no blog.


Millennium – Stieg Larsson
Lolita – Vladimir Nabokov
A cabana – William Young
O dia da caça – James Patterson

Os próprios deuses – Isaac Asimov
A vingança da baleia – Nathaniel Philbrick
Corações sujos – Fernando Moraes
Galilee – Clive Barker
O prisioneiro do Céu - Carlos Ruiz Zafón 



Depois de Patterson, Isaac Asimov foi outro autor que me marcou o ano, principalmente porque ficção científica não é meu gênero favorito. Comecei com “Os próprios deuses” e emendei a trilogia “Fundação”. Todos são de tirar o chapéu e me fizeram perguntar: de onde surgiram ideias tão fora do comum?

“As crônacas de Nárnia” e “O senhor dos anéis” me cansaram demais. Nárnia é lindo e espero ler a história quando tiver meu filho, mas para chegar ao final do livro precisei de muita força de vontade. E esta não me bastou para chegar a metade da obra dos hobbits.

Uma linda surpresa foi o “A vingança da baleia”, de Nathaniel Philbrick. Depois de traumatizada por ter lido Moby Dick e zerado na prova de língua portuguesa, na época do colégio, a releitura da história da baleia feita por outro ângulo e com relatos verídicos me deu uma nova paixão. Até mesmo os detalhes do navio, tipos de nós, as dificuldades dos ventos, a ansiedade por avistar o mamífero e o drama quando as coisas desandam e a caça vira caçador. Genial!!!

Já que estamos no mar... “A última viagem de Colombo”, de Martin Dugard, é uma biografia leve, mas que traz uma carga geográfica incrível. Estamos na América Latina e eu mal sei dizer quais são nossos países vizinhos e da América Central. Fiquei com vontade de pendurar um mapa na parede para aprender mais.

Para ler os comentários da primeira parte da lista, acesse Os livros do ano - Parte 1

A terceira parte já está chegando.... Calma lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário