Páginas

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Os livros do ano - parte 3


Última parte das sugestões entre os livros que li no ano.... a lista completa no final do post e aguardo um palpite para o décimo!

...

Comprei “Corações sujos” quando ainda estava no ensino médio e nunca passei da página 20, mas ele voltou às minhas mãos este inverno e me diverti muito. Fernando Moraes é mesmo um mestre em cavucar histórias. Ele resgatou as pessoas que realmente passaram por aquele momento, lembrando como a divisão do mundo afetou a comunidade nipônica, principalmente em São Paulo.

A ficção voltou ao meu cotidiano com “Galilee”, de Clive Barker, e as mais de 700 páginas pesaram apenas fisicamente. Meu tio querido e conselheiro literário, Celso Magalhães, me disse uma vez e hoje repito suas palavras: “Aproveita para fazer musculação para os braços enquanto se distrai com a história”. E que distração! Eu só apagava a luz de cabeceira quando já passava e muito da hora de dormir. É o tipo de livro que você fica triste quando acaba porque não vai mais encontrar aquelas ‘pessoas’ e o encanto se desfaz.


A volta de Zafón na minha vida foi um pouco desanimadora, principalmente porque ainda lembro o quanto os primeiros livros dele me encantaram. Mas depois do segundo ou terceiro, as histórias se parecem, o caráter dos personagens se repete e o cenário também não muda. Ele continua sendo fantástico, ainda morro de vontade de conhecer o Cemitério dos Livros e a Livraria dos Sempere.

Recentemente publicado no Brasil, “O prisioneiro do Céu” conta um pouco mais sobre Fermin, um cara que aparece pouco nos outros livros e não chama a atenção. Para quem só leu “A sombra do vento” e/ou “O jogo do Anjo”, é válido ler “O prisioneiro” também. Mas não aconselho para pessoas como eu, que já passou por praticamente todas obras do cara (até Marina, O palácio da meia-noite, Luzes de setembro, O príncipe da névoa), a não ser que seja para lembrar o jeito Carlos Ruiz Zafon de escrever, que é ótimo.


A lista completa tem nove livros e deixo o décimo para vocês sugerirem para mim. Que tal uma troca?
Caso você queira acompanhar os comentários da lista completa, veja também Os livros do ano - parte 1 e  parte 2




Millennium – Stieg Larsson
Lolita – Vladimir Nabokov
A cabana – William Young
O dia da caça – James Patterson
Os próprios deuses – Isaac Asimov
A vingança da baleia – Nathaniel Philbrick
Corações sujos – Fernando Moraes
Galilee – Clive Barker
O prisioneiro do Céu - Carlos Ruiz Zafón 

Nenhum comentário:

Postar um comentário